02/04/2010

VIOLÃO


É muito difícil falar de violão aqui em Santos sem passar pelo nome de Antônio Manzione. Um músico pioneiro, um visionário, um professor que há mais de 30 anos atrás já aplicava o que hoje tão bem
conhecemos como "Projeto Guri", ou aulas de musicalização coletivas, atualmente tão bem aceitas mas que, faz algum tempo, eram chamadas de "sem qualidade” e tidas com muito desdém.

Meu primeiro contato com o violão foi no curso de Sensibilização Artística através do Violão, a cargo
do Professor Antônio Manzione, em 1978. Este primeiro mestre me ensinou muito do instrumento,
dos grupos, das cameratas, da postura em palco, de como ser um violonista e também um artista. Nesta
caminhada estiveram ao meu lado excepcionais violonistas que hoje ainda estão vivendo a música ou a arte de alguma forma.

Minha formação acadêmica inclui o Curso Técnico em Instrumento - Violão, 3 Primeiros Lugares em Concursos Nacionais, Pós Graduação Nível Superior em História da Arte, presença em muitos Festivais Internacionais em países como Portugal, Espanha e Itália, Cursos de Aperfeiçoamento e Workshops.

Não gosto quando alguém diz que sabe "tocar um violãozinho" (sic).

O violão é um instrumento de um grau de dificuldade incrível mas que por sua extrema "simpatia" e "companheirismo", é confundido como fácil e até banalizado.

Em seu repertório podemos ir desde os primórdios da Música Medieval, com as maravilhosas transcrições de seu antepassado o "Alaúde", passando por todas as músicas folclóricas do mundo, como o flamenco, o choro, o chamame, o fado, estudar os "clássicos” como Sor, Torroba e Barrios, ou entrar de cabeça na sonoridade sem igual do jazz e da bossa-nova.

Bem vindos àqueles que gostam deste instrumento tão "brasileiro" de alma, e tão "do mundo” como nenhum outro instrumento jamais foi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário