02/04/2010

PIANO


Apesar de ser um instrumento novo, criado como conhecemos no início do séc XIX, o piano ainda carrega o estereótipo do tradicionalismo. Quem estuda piano é o cara que passa horas e anos estudando, e sempre naquele repertório "clássico", tradicional e às vezes até, retrógrado.


Mas isto é realmente um pré-conceito, a abordagem pedagógica moderna para o ensino e o estudo do piano mudou muito, assim como o repertório a ser estudado.

Não podemos ignorar a música moderna, a música contemporânea, muito menos a música dita "popular", muitas vezes com um grau de dificuldade e complexidade mais avançados que muitas peças eruditas.

A idéia é sempre oportunizar a pessoa o contato com a música através do instrumento de maneira prazerosa, com a técnica "limpa” e todos os conceitos musicais em dia.

Minha formação inclui o Curso Técnico em Instrumento – piano em Santos, o Curso de Extensão Cultural com a Profª Ema Basile, Pós Graduação Nível Superior em História da Arte, presença em muitas edições de Festivais Internacionais em países como França, Portugal, Espanha e Itália, Cursos de Aperfeiçoamento e Workshops.

Fui professora de piano nos Conservatórios Carlos Gomes, Mozart e Henrique Oswald, onde dou aula atualmente.

Meus compositores preferidos são os do período do romantismo tardio e nacionalista, mais concretamente a produção de 1880 até 1940.

Claro que fora isso tem toneladas de coisas maravilhosas .... mas este período me encanta ...

O piano é um instrumento lindo e bastante abrangente! Nele você vai das tocatas de Bach ao Tango, dos exercícios técnico-mecanicos a brincadeira irreverente do jazz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário