02/04/2010

A Música na Educação


Estamos tão acostumados a associar o estudo musical com virtuosismo, talento, dedicação, que por muitas vezes nos escapa o mais obvio resultado do contato entre o ser humano e a música: “sensibilização”.


Sensibilizar assume muitos sentidos quando se faz um ensino musical individual e diferenciado, sobretudo para aqueles que procuram o contato com a música visando usufruir todos os benefícios que isto possa lhes oferecer, significando prazer, relaxamento, crescimento e sensibilização.

Os benefícios do estudo musical são inúmeros e renomadamente comprovados e aprovados por médicos e terapeutas. Neurologistas renomados do mundo inteiro pesquisam hoje como se da a cogniçao musical, tamanha a sua complexidade. Porque pessoas portadoras dos mais diferenciados distúrbios, dos mais sutis aos mais moderados, conseguem uma identidade tão imediata com a música e ainda mais, porque algumas delas aprendem tão facilmente a linguagem musical enquanto que para outras tarefas apresentam uma dificuldade imensa?

Sob este aspecto portanto, a indicação de estudo musical ou apenas do contato com a música, pode ser uma ferramenta poderosa como terapia coadjuvante para pacientes da Psicologia, Fonoaudiologia, Neurologia, Psiquiatria, Ortopedia, Pediatria e Geriatria.

Na parte psiconeurológica o estudo musical pode ser mágico!

Processado no hemisfério direito do cérebro, desenvolve potencialidades vulgarmente inexploradas. Há uma melhora na concentração, na atenção, na memorização, no raciocínio lógico e no aprendizado de maneira geral. O contato com a música, a formação de conjuntos, a inserção em grupos musicais, desenvolve a disciplina, o senso de coletivo, estabelece limites e desenvolve a sociabilidade. Os efeitos emocionais e psicológicos são muito positivos, levando da satisfação intima a um crescimento sólido da auto-estima através da sensação de estar produzindo “arte”.

Na parte física, vemos uma melhora significativa na psicomitricidade fina, coordenação motora, postura corporal nos movimentos múltiplos e isométricos. A fala, a respiração, a ansiedade, também são beneficiadas através da consciência corporal, a colocação e impostação da voz, a respiração diafragmática, a alegria de cantar que acaba levando a uma sensação de relaxamento e de bem estar.

Fazer música, estar em contato com a música, é sempre motivo de prazer, descontração, onde o lúdico e a arte se encontram de maneira sutil e positiva.

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